Vento forte no litoral oeste do continente no dia 5 de Agosto de 2016

:

 

No dia 5 de Agosto de 2016 a situação sinóptica era caracterizada por um anticiclone localizado a oeste do território do continente, que se estendia em crista em direção ao Golfo da Biscaia, e por uma depressão de origem térmica centrada no interior da Península Ibérica como se pode observar na figura 1.

A circulação provocada por esta situação sinóptica, característica do verão em Portugal, origina vento moderado a forte, por vezes com rajadas, nas regiões do litoral oeste. Associada a esta ação conjunta, do anticiclone e da depressão de origem térmica, ocorre, em especial durante a tarde, o efeito de brisa nas regiões do litoral oeste que aumenta a velocidade do vento e o roda de norte para noroeste.

Figura 1 - Previsão das 00 UTC do dia 05/08/2016 do modelo ECMWF para a pressão ao nível médio do mar (hPa) e para o vento (kt) para as 12 UTC do dia 05/08/2016.

 

Na figura 2 pode-se observar com maior detalhe a previsão do ECMWF para vento médio e para rajadas. Previa-se pelo modelo do ECMWF vento médio da ordem dos 25 a 40 km/h com rajadas até a 70 km/h.