Queda de Neve: Janeiro 2013

Entre os dias 21 e 23 de janeiro de 2013 ocorreu queda de neve nas regiões Norte e Centro de Portugal continental e no Alto Alentejo a cotas acima dos 600m, no ar pós frontal frio.
:

Queda de neve no Norte, Centro e Alto Alentejo nos dias 21 a 23 de janeiro de 2013

Entre os dias 21 e 23 de janeiro de 2013 ocorreu queda de neve nas regiões norte e centro de Portugal continental e no Alto Alentejo, após a passagem de uma superfície frontal fria nessas regiões e devido a fenómenos convectivos no ar pós-frontal.

No dia 22 registou-se queda de neve no interior Norte e Centro e no Alto Alentejo a 400m de altitude, já no dia 23 a quota de neve subiu gradualmente dos 600m para os 1200/1400m.

Na manhã de dia 23 o céu apresentava-se pouco nublado sendo possível identificar, através de imagens de satélite, neve no solo nas serras do Montesinho, Malcata, Gerês, Alvão, Caramulo, Buçaco, Montemuro, Gardunha e Estrela (Figura 1). Nesta imagem a neve no solo surge em tons de laranja/castanho e azul.

Neve_no_solo_jan2013

Figura 1 – Persistência da identificação de neve no solo, às 11UTC do dia 23 de janeiro de 2013, através de imagens do satélite MSG.

 

O produto apresentado na Figura 1 contabiliza, ao longo do dia, a persistência com que um pixel é classificado como neve no solo através de imagens do satélite MSG. Este produto é obtido pelo número de vezes que um dado pixel é classificado como neve, desde o nascer ao pôr do sol, a cada 15 minutos, por forma a obter uma representação espacial dos pixels classificados por “neve no solo” até ao instante da imagem.

As ocorrências de 1 a 8 instantes são representadas num gradiente de amarelo a castanho de forma a salientar as regiões onde se verificam poucas detecções de neve por dia (quer porque o céu está coberto e não é possível fazer a observação da superfície quer porque, com céu limpo, a neve tenha derretido). Ocorrências únicas (a amarelo) poderão representar falsos alarmes na detecção de neve no solo. Entre 9 e 24 ocorrências é definido um gradiente entre azul e branco, definindo regiões com maior persistência de observações de neve no solo.

Ainda relativamente a este evento foram emitidos avisos de queda de neve acima dos 400/600m nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Aveiro e Coimbra foi ainda emitido aviso de queda de neve acima dos 600/800m para o distrito de Portalegre.

Entrar


Esqueceu a sua senha?
Novo utilizador?