Queda de Neve : abril 2013

Final de abril de 2013 com queda de neve nas regiões Norte e Centro de Portugal continental
:

A última semana de abril foi marcada por uma alteração do estado do tempo, em Portugal continental, devido à passagem de um vale em altitude que transportou uma massa de ar mais frio (Fig.1). A circulação conjunta de um anticiclone a norte dos Açores e de uma depressão centrada na Península Ibérica reforçou a diminuição de temperatura que se fez sentir.

RGBmassadear1200UTC27abril2013EUMeTrain.bmp

Fig.1 Imagem do RGB massa de ar do satélite MSG das 1200 UTC de 27 de abril de 2013 – massa de ar polar em tons azuis e intrusão de ar estratosférico a castanho (fonte: www.eumetrain.org/eport.html)

No dia 27, sábado, após uma semana em que as temperaturas máximas estiveram acima dos 20 °C, ocorreu uma descida acentuada da temperatura, ocorrendo variações até 11 °C para a temperatura máxima. Por exemplo, em Viseu a máxima foi de 13.5 °C (23.1 °C no dia 26, ΔTmax=-9.6 °C), na Guarda foi de 10.8 °C (21.3 °C no dia 26, ΔTmax=-10.5 °C), nas Penhas Douradas foi de 7.6 °C (18.6 °C no dia 26, ΔTmax=-11.0 °C) e em Bragança foi de 12.4 °C (23.6 °C no dia 26, ΔTmax=-11.2 °C).

O vento foi moderado do quadrante norte, soprando moderado a forte, com rajadas da ordem de 80 km/h, no litoral oeste e nas terras altas. Foram emitidos avisos meteorológicos de vento – rajada máxima, de nível amarelo, para o litoral. Considerando o fator wind chill, verificou-se um aumento do desconforto térmico aumentando a sensação de frio.

A partir da tarde ocorreram aguaceiros fracos e que foram de neve em alguns locais acima dos 1200 metros (relatos de neve nas Penhas da Saúde).

No dia 28, domingo, existem também relatos de precipitação em forma de neve na Guarda e Freixo (concelho de Almeida).

No dia 29 registou-se ainda uma pequena descida dos valores da temperatura máxima no interior e uma pequena subida da temperatura mínima. Houve queda de neve nos locais acima dos 900/1000 metros em Trás-os-Montes, Beira Alta (Bigorne (concelho de Lamego) e serras de Chavães) e Beira Interior (cidade da Guarda, Foios (concelho do Sabugal), Sarzedo, Trancoso), tendo a neve originado o corte da estrada que atravessa a Serra da Estrela entre Piornos, Torre e Lagoa Comprida.

No dia 30, ocorreram aguaceiros fracos no interior das regiões Norte e Centro até ao final da manhã e a partir do meio da tarde que foram de neve nas terras altas. Utilizando o produto de neve acumulada (Fig.2) foi possível identificar neste dia pixeis de neve na zona de Trás-os-Montes e Beira Alta.

SAFNWC_MSG3_NeveAcum__201304301200_CoMd________.png

Fig.2 Produto de neve acumulada (SAFNWC) no dia 30 de abril de 2013 às 1200UTC, através de imagens do satélite MSG

O produto contabiliza, ao longo do dia, a persistência com que um pixel é classificado como neve no solo através de imagens do satélite MSG. Este produto é obtido pelo número de vezes que um dado pixel é classificado como neve, desde o nascer ao pôr do sol, a cada 15 minutos. Podem existir regiões onde se verificam poucas deteções de neve por dia, quer porque o céu está coberto e não é possível fazer a observação da superfície quer porque, com céu limpo, a neve tenha, entretanto, derretido.

Entrar


Esqueceu a sua senha?
Novo utilizador?