Evento de neve devido ao cavamento de um núcleo depressionário de mesoscala em massa de ar frio: fevereiro de 2013

Entre os dias 27 e 28 de fevereiro de 2013 ocorreu, no território do Continente, queda de neve nas regiões Norte e Centro, e em locais em que este fenómeno é menos habitual.
:

Entre os dias 27 e 28 ocorreu, no território do Continente, queda de neve nas regiões Norte e Centro, e em locais em que este fenómeno é menos habitual. Portugal Continental encontrava-se sob a influência de uma massa de ar frio transportada na circulação de um anticiclone de bloqueio, localizado sobre as ilhas Britânicas e que se estendia em crista pelo Atlântico nordeste. Nos níveis médios e altos da atmosfera observava-se uma depressão complexa sobre o Mediterrâneo Ocidental. Um dos núcleos teve deslocamento para oeste (retrógrado), centrando-se, no dia 27, na região Norte de Portugal. Associada a esta região depressionária observou-se à superfície o cavamento de um núcleo depressionário de mesoscala que percorreu de norte para sul o território do Continente originando queda de neve.

Na Figura 1 apresenta-se uma imagem de satélite, para o dia 28 de fevereiro às 9:30UTC, em que a neve no solo pode ser identificada em tons azul ciano granulado em pixels de céu limpo. Assim, pode ser identificada neve no solo no Gerês, Trás-os-Montes e Beira Alta (zonas assinaladas na imagem). Nas regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela é impossível a identificação de neve no solo devido à cobertura nebulosa (em tons de branco e de azul ciano com estrutura filamentosa).

Figura 1 Imagem combinada (infravermelho próximo 1.6 micra e vísivel de alta resolução do satélite MSG) para o dia 28 de fevereiro de 2013 às 09:30 UTC.

Figura 1 Imagem combinada (infravermelho próximo 1.6 micra e vísivel de alta resolução do satélite MSG) para o dia 28 de fevereiro de 2013 às 09:30 UTC.

Para este episódio foram emitidos, no dia 26 e relativos aos dias 27 e 28, avisos meteorológicos de queda de neve de nível laranja nos distritos de Bragança, Vila Real e Viseu e de nível amarelo para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Guarda, Castelo Branco e Portalegre.

De facto, na estação meteorológica de Bragança (a 690m de altitude), no dia 27 às 9h00 UTC foi observada uma espessura de neve de 6 cm (correspondente a aviso laranja). Houve ainda relatos e observações generalizados de queda de neve em vários distritos, tendo sido estimada uma cota mínima de queda de neve de 145 m no dia 27 e de 335 m no dia 28 (Figura 2).

 

Figura 2 - Relatos e observações de neve no dia (a) 27 cota_20130228

Figura 2 - Relatos e observações de neve no dia (a) 27 e (b) 28 de fevereiro de 2013.

Entrar


Esqueceu a sua senha?
Novo utilizador?