Eventos

:

Sempre que as situações meteorológicas ou climáticas o justifiquem o Instituto de Meteorologia I.P., elaborará à posteriori estudos sobre as mesmas utilizando toda a informação disponível.

Aos relatórios, resultado desses estudos, elaborados após o inicio do funcionamento deste sitio Internet, a serem disponibilizados nesta área, será associada toda a informação fornecida através do METEOGLOBAL, o que permitirá uma melhor visão da importância desta informação para a interpretação do estado da atmosfera num dado momento, designadamente quando da ocorrência de fenómenos meteorológicos ou climáticos severos

Rastos intensos de fumo de aviões - evento

Imagem no canal visível de alta resolução do satélite geoestacionário europeu MSG (Meteosat de Segunda Geração), das 11h15 UTC de dia 15 de outubro de 2015, onde são visíveis, a oeste da Península Ibérica, os rastos de condensação provocados pelos gases expelidos pelos motores dos aviões.

Ler Mais

Tromba sobre terra

Desenvolvimento de uma estrutura do tipo supercelular na tarde de 17 de setembro de 2014

Ler Mais

Funnel Cloud

Convecção organizada no dia 26 de novembro de 2014

Ler Mais

Precipitação forte em Penamaior, concelho de Paços de Ferreira, entre as 10h00 UTC e as 15h30 UTC de dia 3 de novembro de 2014

A passagem sucessiva de várias superfícies frontais em Portugal Continental condicionou o estado do tempo, em particular a região litoral norte. Neste contexto, a passagem de uma superfície frontal, no dia 3 de novembro, originou períodos de chuva por vezes forte, passando a regime de aguaceiros, com os valores de precipitação acumulada a atingirem valores bastante elevados, como é o caso de Vila Nova de Cerveira com 21.8 mm, 39.2 mm e 64.6 mm, em 1, 3 e 6h respetivamente e Luzim com 75.6 mm e 76.7 mm, em 12 e 24h respetivamente.

Ler Mais

Instabilidade atmosférica em Portugal continental: 2 de julho de 2014

No dia 2 de julho de 2014, devido à existência de uma depressão aos vários níveis da troposfera, centrada no interior da Península Ibérica, houve forte instabilidade atmosférica que afetou principalmente as regiões do interior, onde ocorreram aguaceiros, por vezes, fortes e acompanhados de trovoada em alguns locais.

Ler Mais

Rastos de condensação provenientes de motores dos aviões

A expressão "rasto de condensação" deriva do inglês contrail, o termo resulta da junção das palavras condensation e trail. Quando os aviões se deslocam em níveis elevados da troposfera (acima de 6000 m de altitude) observa-se frequentemente a formação de um rasto de nuvens com um aspecto fino e filamentoso observáveis a partir da superfície e de imagens de satélite.

Ler Mais

Tornado ocorrido no concelho de Paredes a 04 de janeiro de 2014

Na primeira semana do ano, o estado do tempo em Portugal Continental foi condicionado por um anticiclone localizado na região do arquipélago da Madeira e uma depressão muito cavada centrada a oeste das Ilhas Britânicas. Neste contexto, a passagem de uma superfície frontal fria, originou períodos de chuva por vezes forte, passando a regime de aguaceiros, queda de neve no interior Norte e Centro acima de 750 metros de altitude, um tornado no concelho de Paredes e um fenómeno extremo de vento em Ferreira do Zêzere. O vento foi moderado a forte de sudoeste, rodando para noroeste, com rajadas até 100km/h.

Ler Mais

Vento forte na Escola secundária Manuel Teixeira Gomes (Portimão): 17 Jan 2014

Na Escola secundária Manuel Teixeira Gomes (Portimão), uma estação meteorológica automática efetuou o registo de um valor de vento máximo instantâneo da ordem de 175 km/h, rumo norte, pelas 11:40 UTC do dia 17 de janeiro de 2014. Uma avaliação essencialmente baseada em observações realizadas pelo radar de Loulé/Cavalos do Caldeirão permitiu esclarecer alguns detalhes interessantes. No entanto, o conjunto de todos os elementos disponíveis não permitiu retirar uma conclusão definitiva quanto à natureza exata do fenómeno associado a este episódio.

Ler Mais

Tornado em Montemor-o-Novo : 27 setembro 2013

Na última semana de setembro, o estado do tempo em Portugal Continental foi condicionado por uma depressão centrada a noroeste da Península Ibérica e por uma massa de ar instável associada à sua circulação. Para além do mau tempo que se fez sentir em todo o território continental, no dia 27 de setembro ocorreu um tornado em Montemor-o-Novo.

Ler Mais

Queda de Neve : abril 2013

Final de abril de 2013 com queda de neve nas regiões Norte e Centro de Portugal continental

Ler Mais

Evento de neve devido ao cavamento de um núcleo depressionário de mesoscala em massa de ar frio: fevereiro de 2013

Entre os dias 27 e 28 de fevereiro de 2013 ocorreu, no território do Continente, queda de neve nas regiões Norte e Centro, e em locais em que este fenómeno é menos habitual.

Ler Mais

Queda de Neve: Janeiro 2013

Entre os dias 21 e 23 de janeiro de 2013 ocorreu queda de neve nas regiões Norte e Centro de Portugal continental e no Alto Alentejo a cotas acima dos 600m, no ar pós frontal frio.

Ler Mais

Tornado na Lagoa de Albufeira em 02 de maio de 2012

Entre 1 a 5, uma depressão do tipo “gota fria”, quase estacionária, centrada no Atlântico a oeste do Porto, originou algumas situações de precipitação forte, vento forte e com rajadas fortes, tendo sido reportado, em vários locais, alguns casos de derrube de árvores, destelhamentos, etc. No dia 2, foi observado e confirmado, a ocorrência de um tornado na Lagoa de Albufeira.

Ler Mais

Neve no norte e centro - 15/16 janeiro 2012

Evento de neve devido a fenómenos convectivos em ar pós-frontal

Ler Mais

Instabilidade em ar Quente e Húmido: Vento Forte e Precipitação Forte no Alto Minho, 21 agosto de 2011

A situação meteorológica de forte instabilidade atmosférica do dia 21 de agosto de 2011, em Portugal Continental, atingiu particularmente a região do Alto Minho, nomeadamente algumas freguesias do concelho de arcos de Valdevez e em Celorico de Basto, onde houve um caso mortal, causado pela queda de um palco que não resistiu ao vento forte.

Ler Mais

Instabilidade em ar quente e seco: Downburst em Rio Maior, 20 agosto 2011

Em Rio Maior, pelas 20:20 horas (19:20 UTC) de 20 de agosto de 2011, registaram-se rajadas de vento muito forte, causando alguns estragos, associadas a um fenómeno convectivo designado por Downburst.

Ler Mais

Superfície Frontal Fria - 26 de outubro de 2011

Passagem de uma superfície frontal fria de forte atividade pelo território de Portugal continental caracterizada pela ocorrência de precipitação intensa e de rajadas de vento fortes.

Ler Mais

Superfície Frontal Fria - 23/24 de outubro de 2011

Passagem de uma superfície frontal fria de forte atividade pelo território de Portugal continental caracterizada pela ocorrência de precipitação intensa e de rajadas de vento muito fortes.

Ler Mais

Instabilidade no continente / inundações - 28 Maio 2011

No dia 28 de Maio de 2011 ocorreram inundações em diversas regiões do território do continente, devido à ocorrência de aguaceiros fortes. Os fenómenos convectivos que originaram as referidas inundações estiveram associados a uma depressão centrada a sudoeste de Sagres e com expressão em altitude. Verificou-se também a ocorrência de trovoada e os aguaceiros foram, por vezes, de granizo.

Ler Mais

Instabilidade Atmosférica no Continente de 16 a 20 de Maio de 2011

Precipitação forte, granizo e trovoadas provocaram inundações em alguns locais do centro e sul e prejuízos na agricultura.

Ler Mais

Trovoada no continente - 18/19 Abril 2011

Episódio de trovoada no centro/sul no final de dia 18 e início de dia 19 de Abril 2011.

Ler Mais

Galeria de imagens de eventos

Galeria de imagens utilizadas na descrição dos eventos.

Ler Mais

Tromba de Água 21 Abril 2011

Fenómeno observado ao largo de Portimão por volta das 15h locais.

Ler Mais

Tornado 07 Dezembro 2010

Um tornado afectou a região abrangida pelos concelhos de Torres Novas, Tomar, Ferreira do Zêzere e da Sertã. Ocorrências foram registadas entre as 14:15 e as 15:00 UTC (a mesma hora local)

Ler Mais

Entrar


Esqueceu a sua senha?
Novo utilizador?
~